terça-feira, 4 de dezembro de 2007

nomes - simeão cachamba

Xikalamidade

de Simeão Cachamba
Se um dia me viste a vagar as ruas da cidade
(qual molweni atribulado na sua vagabundagem)
o corpo constelado de remendos, quase seminu
todavia por todos poros respirando dignidade

hás-de me ver hoje envolto em nova embalagem
caso cruze denovamente a mesma esquina com tu
Não me pergunte o raio por que deixava eu esta
indumentária envelhecer lá bem no fundo do baú

Um pouco de bom-senso e apenas dois dedos de testa
e saberás que ninguém grama de andar com o corpo nu
Se antes de minhas foram alguém que eu desconheço
estas <> coçadas que ao meu corpo se ajustam bem
como se feitas por encomenda, com as medidas que eu meço
é porque em estado natural sempre iguais são os homens

polana/85

"XIKALAMIDADE: Xipamanine - mercado onde se vende grande quantidade de Calamidade - roupas doadas para os países do terceiro mundo, e que neste são comercializadas
MOLWENI: rapaz da rua"

Simeão Cachamba - poeta moçambicano

Nenhum comentário: